expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Componentes da Equipe - 2ºC

Componentes da Equipe - 2ºC
Vinicius Rios, Kaique Mascarenhas, Orlando Neto, Iago Cajaiba e José Limeira

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Geografia

A bacia do rio São Francisco é uma das doze regiões hidrográficas do território brasileiro. O rio São Francisco, o Velho Chico, percorre 2.830 km no território brasileiro.
Uma das curiosidades em relação à hidrografia brasileira é o fato do rio São Francisco ser conhecido como o "Nilo brasileiro", devido a similaridades entre os dois: ambos passam por regiões de clima árido e beneficiam as regiões onde passam com suas cheias, sendo importantes economicamente para as localidades que atravessam.

Importância do rio São Francisco na geração de energia na região: O São Francisco é um importantíssimo recurso natural para o desenvolvimento regional, e é o responsável pela geração da energia elétrica que abastece o país, especialmente o Nordeste, ao qual é responsável por mais de 95% da energia da região.

Relação entre a riqueza hídrica da região e o contraste com o clima semiárido, muito seco: As principais causas da seca do nordeste são naturais. A região está localizada numa área em que as chuvas ocorrem poucas vezes durante o ano. Esta área recebe pouca influência de massas de ar úmidas e frias vindas do sul. Logo, permanece durante muito tempo, no sertão nordestino, uma massa de ar quente e seca, não gerando precipitações pluviométricas (chuvas). O rio São Francisco possui um grande volume hídrico, mas ele é mal distrubuida no nordeste, deixando grande parte da região sem água, para resolver isso foram planejados projetos de transposição do rio São Francisco.
A transposição do rio São Francisco é um projeto do governo federal que visa a construção de dois canais (totalizando 700 quilômetros de extensão) para levar água do rio para regiões semi-áridas do Nordeste. Desta forma, diminuiria o impacto da seca sobre a sofrida população residente, pois facilitaria o desenvolvimento da agricultura na região.

Alterações ambientais causadas por uma hidrelétrica como Xingó: Não é novidade que o barramento de um rio provoca impactos ambientais irreversíveis. Construir hidrelétricas à maneira tradicional significa abrir mão de recursos naturais para a produção de energia em escala. Apesar das usinas hidroelétricas utilizarem um recurso natural renovável e de custo zero que é a água, "não poluem" o ambiente, porém alteram a paisagem ocorrem grandes desmatamentos provocam prejuízos à fauna e à flora, inundam áreas verdes, além do que muitas famílias são deslocadas de suas residências, para darem lugar à construção dessa fonte de energia. Durante a construção de uma usina hidrelétrica muitas árvores de madeira de lei são derrubadas, outras são submersas, apodrecendo debaixo d'água permitindo a proliferação de mosquitos causadores de doenças. Muitos animais silvestres morrem, por não haver a possibilidade de resgatá-los.

Caracterização geral do município de Paulo Afonso:
  •  Economia: A micro-região de Paulo Afonso tornou-se destaque no setor secundário é uma das cidades baianas com um dos maiores PIB, só o setor industrial passam de 1,49 bilhões segundo dados do IBGE, isso leva em conta devido ao gigantesco parque hidroelétrico que se estende em todo o seu território e cidades circunvizinha. Sua região é destaque no desenvolvimento da piscicultura, principalmente na criação de Tilápias, hoje atrai indústrias para a fabricação de rações para piscicultura e outras finalidades.
  • Política: Em outubro 1958 foi um ano importantíssimo para o cenário político da cidade de Paulo Afonso, nessa data começava a primeira eleição, no dia 7 de abril Paulo Afonso recebia seus primeiros vereadores, faltava naquele momento uma infra-estrutura para comportar os representantes do povo, esse problema não foi motivo para desmotivar aquele grupo político, pois, no dia 14 de abril foi aprovada a primeira resolução, de nº 01 de autoria da Mesa Diretora da Câmara que era presidida pela vereadora Dinalva Simões Tourinho. Hoje a câmara municipal de vereadores conta com 11 representantes. A cidade contém uma estrutura planejada desde sua criação, o centro fica dentro de uma ilha artificial que foi construída com a implantação do canal da usina P.A.IV, em torno do centro ficam alguns bairros, fora dá ilha também possui outros bairros importantes, como o BTN (Bairro Tancredo Neves I, II e III) que é o bairro mais populoso, mais distante fica a zona rural e os distritos da cidade. No centro do município as ruas são pavimentas e outra parte é asfaltada, a coleta de lixo é feita semanalmente em grande parte da cidade e é direcionada para uma usina de reciclagem e já está em estado avançado à criação do aterro sanitário para reduzir os impactos ambientais.
  • Atividades econômicas: As principais atividades econômicas da cidade são a agropecuária, a produção de energia elétrica e também o turismo.
  • População: Sua população é de 108.396 habitantes,e sua densidade demográfica é de 64,77 h/km². segundo dados do senso de 2010.  
     Rio São Francisco, com barragem ao fundo
     Barragem da hidrelétrica de Xingó
    Barragem com todas as comportas fechadas

      Nenhum comentário:

      Postar um comentário